5º Encontro de GTS de Pós-Graduação

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:
Título Autor(es) Resumo
"Por que não uma escola de você?" Cultura terapêutica e o empreendedorismo de si nos discursos da Escola de Você e The School of Life PRISCILA TUNA QUINTAL
”Eu queria ser feliz”: A inscrição do autobiográfico no religioso dentro da Igreja Universal KARLA R. MACENA PEREIRA PATRIOTA; EMANUELLE GONÇALVES BRANDÃO RODRIGUES
A Autorrealização como Mercadoria a Partir da Narrativa Terapêutica Autobiográfica MARCELO MAY SPINA JUNIOR
A formatação de projetos sociais para crowdfunding EDUARDO MANENTE BATISTA
Construções de Sentido do Empreendedorismo no Reality Show Shark Tank WALFREDO RIBEIRO DE CAMPOS JUNIOR
Empreendedores sociais: modelos simbólicos para a construção do eu reflexivo no mundo conexionista ANGELINA SINATO
Faça o Que Você Ama? O consumo do trabalho adjetivado e a startup 99Jobs RAFAEL GROHMANN
Narrativas da (in)felicidade: Medicalização da vida e espírito empresarial na sociedade contemporânea MARIANNA FERREIRA JORGE
Narrativas de empreendedoras contemporâneas: espaços biográficos que retratam o show do eu KATIA MARTINS VALENTE
O Primado da Eficiência: empreendedorismo e governofobia nas páginas da Folha de S. Paulo JULIA SALGADO
Plataformas de Crowdfunding: Análise dos Comportamentos de Satisfação e Lealdade dos Consumidores Brasileiros e Portugueses BARTOS BATISTA BERNARDES
Título Autor(es) Resumo
"Gênero Líquido": o Desafio da Representação de Gênero na Publicidade DANIELE PESSOA PEREIRA DA SILVA; MILTON COUTINHO DOS SANTOS
#VOCÊNACAPA: os sentidos produzidos a partir das capas comemorativas da revista ELLE ANA CAROLINA DOS REIS DE MORAES TRINDADE; THIAGO RAMOS DE MELO
‘Vó Gertrudes’ e a suas Representações na Campanha Educativa de Trânsito da Prefeitura de Curitiba PATRICIA GOEDERT MELO
“Se essa rua fosse nossa”: Construção de Gênero em Plataformas Virtuais PEDRO HENRIQUE BAPTISTA REIS
50 anos da TV Globo: Uma nova perspectiva sobre emissora de televisão e telespectador no Brasil MANUELLA TEIXEIRA VIDAL
A busca por uma identidade através da moda plus size KAREN GRUJICIC MARCELJA
A C&A recruta Gisele Bündchen para dizer que: O Brasil está na moda. E a moda está na C&A. ELIZETE MENEZES MESSIAS
A Construção Identitária de Migrantes Brasileiros na Suécia, em Grupos no Facebook, a partir das Temáticas: apoio e informação, trabalho e mídia LAURA RORATTO FOLETTO
A prática do binge-watching nas séries exibidas em streaming: sobre os novos modos de consumo da ficção seriada ANDERSON LOPES DA SILVA
A recepção do Jornal Nacional por famílias de classe popular: uma reflexão sobre as notícias que despertam o interesse dos receptores TISSIANA NOGUEIRA PEREIRA CECHELLA
A Representação do Gênero Feminino nas Propagandas da Cerveja Antarctica: Bar da Boa WENDER RODRIGUES DE SIQUEIRA
Articulando narrativas e materialidades para pensar a sociedade contemporânea FERNANDA ELOUISE BUDAG
As Significações do Consumo no Contexto do Funk Ostentação à Luz de Thorstein Veblen TATALINA CRISTINA SILVA DE OLIVEIRA; RITA DE CÁSSIA NUNES
Comunicação e Consumo Cultural: o Percurso Metodológico de Pesquisa para Investigação da Identidade do Docente do Ensino Superior DAYSE MACIEL DE ARAUJO
Comunicação e Consumo: A Representação Da Favela Nas Telenovelas Brasileiras Como Um Novo Espaço De Práticas De Consumo VIRGINIA ALBUQUERQUE PATROCINIO ALVES
Consumo e Identidade: A revista Raça Brasil e a representação da mulher negra LARISSA ADAMS BRAGA
Consumo e Juventudes: um estudo de caso no bairro de Boa viagem. BEATRIZ YOLANDA PONTES DE GUSMÃO SÁ
Consumo e Políticas de Identidade: um Estudo sob a Ótica dos Bens Posicionais SERGIO SILVA DANTAS
Consumo, telenovela e um vestido de periguete: posições de sujeito (e de classe) em conflito SANDRA DEPEXE
Corpo e beleza feminina: a construção e o consumo da imagem midiática MARIA JOANA CASAGRANDE SOARES CORREIA
Eu sou aquilo que compartilho: A construção de elementos indenitários por meio do uso do Instagram PIETRO GIULIBONI NEMR COELHO
Exibição do consumo via Facebook: processosdiscursivos de construção do ethos nas interações sociais pós-modernas BRUNO ANSELMO DA SILVA; KARLA PATRIOTA BRONSZTEIN
Funk ostentação: consumo e identidade dos jovens da periferia RODRIGO SCHERRER
iCinema e espectadores: uma relação de amor e ódio PATRICIA BIEGING
Identidade, comunicação e consumo: um estudo sobre a constituição identitária na cidade de São Paulo BRUNA FREIRE BASTOS
Identidade, Estilo de vida e Consumo: Uma Análise Conceitual de suas Inter-Relações na Comunicação Intercultural JOÃO RENATO BENAZZI
Lula e a Jornada do Herói Através da Narrativa Telejornalística (1979 a 2010) ANGELO A. CARNIELETTO MÜLLER
Metagrupos de Referência: O Novo Jeito de Consumir que Influencia no Processo de Decisão de Compra BRUNA SEIBERT MOTTA
Mulher, cultura e publicidade: Aproximações sobre a história cultural da mulher no Anuário das Senhoras CAROLINE DE FRANCESCHI BRUM
Negociações midiáticas e operações tradutórias entre moda e periferia: a seção Estilo por Menos da revista Elle Brasil. LIANA COSTA DO CARMO
No limiar das identificações: Um estudo de sociabilidade da “classe C” na Baixada Fluminense NATÁLIA DE ANDRADE ROCHA
O consumo midiático e a mulher “madura”: percepções, apropriações e (re) significações DENISE CASTILHOS DE ARAUJO
O contemporâneo na experiência da animação GILBERTO CASERTA
O Corpo humano muito além do biológico: a relação entre aparência e identidade MARCELA BEZELGA FRANCFORT ANKERKRONE
O Diabo Veste Prada – Transformando e Incorporando Identidades REGIANE MACHADO KONOPKA
O espetáculo da cultura pós-moderna brasileira: internet e identidade no caso Cristiano Araújo PAULO HENRIQUE SOARES DE ALMEIDA
O FORTALECIMENTO DA MARCA FRIBOI E O USO DE CELEBRIDADES EM SUAS CAMPANHAS VICTOR V. BIAZON
O Imaginário do Consumidor Cibercultural: o marketing na era da comunicação mediada por computadores. ANDRÉ LUIS NAKAMURA
O resgate do Mundo Codificado Flusseriano pelo Design da Informação SUSANA NARIMATSU SATO; SANDRA MARIA RIBEIRO DE SOUZA
O Uruguai como proposta de consumo na mídia brasileira e o acionamento de identidades culturais compartilhadas na fronteira ROBERTA BRANDALISE
Peregrinações Midiáticas e Turísticas pelos Universos Sagrado e Mágico: Práticas e Narrativas de Consumo DÉBORA DE PAULA FALCO
Periguetes: Quem São Essas Mulheres? GISELDA VILAÇA
Representação da ciência e da tecnologia na cultura pop: o imaginário científico que emerge dos produtos midiáticos SÍLVIO ANTONIO LUIZ ANAZ
Telefonia móvel na percepção dos consumidores: benefícios, riscos e rituais de consumo SILVIO KOITI SATO; CLOTILDE PEREZ
Vitrine Global: Relações entre a Telenovela e o Guarda-roupa CAMILA DA SILVA MARQUES; OTAVIO CHAGAS ROSA
Título Autor(es) Resumo
A Apropriação dos Personagens Infantis pela Mídia: Uma perspectiva analítica do Consumo. KATIA BALDUINO DE SOUZA; GOIAMÉRICO FELÍCIO
A representação da criança estigmatizada no cinema estrangeiro contemporâneo: Analise do filme francês Tomboy LILIA NOGUEIRA CALCAGNO HORTA
Alimentação-diversão-nutrição: Por uma Nova Estética no Contexto da Midiatização Publicitária de Alimentos Infantis CINIRA BAADER
Construção da identidade cultural e leitora em tempos de elogios à superficialidade: o consumo de novas narrativas por pré-adolescentes FULVIA ZONARO CRESTANI
Discovery Kids: a influência da TV na ampliação do consumo infantil CRISTIANE HOLANDA MORAES PASCHOIN
Ela princesa e Ele Príncipe: Reflexões sobre representações de Gênero em encarte publicitário PATRICIA OLIVEIRA DE FREITAS
Entre o olhar da pobreza e o som da ostentação: os imaginários do consumo na construção midiática da infância na cena musical do funk ostentação ALINE DA SILVA BORGES REZENDE
Funk de Menor: Identidade, Consumo e Engajamento dos MCs Mirins do Funk Ostentação no Facebook MILENA GOMES COUTINHO PEREIRA
GERAÇÃO MINECRAFT. Uma abordagem cultural sobre o consumo de vídeos por crianças no YouTube Brasil. LUCIANA CORREA BOLZANI
Gloob, nosso mundo!: Processos de criação de uma juventude consumidora de produtos seriados e seus derivados ANA CAROLINA CORREIA PINTO DA SILVA
Infância 2.0: como o Facebook afeta os processos de socialização infantil PAULO PINHEIRO GOMES JUNIOR; TOMÁS ALBRECHT
Infância e erotização na sociedade de consumo: Análise da campanha publicitária da marca cearense Couro Fino MARINA SÁVIA GERMANO MAIA
Mantenha fora do alcance das crianças! A presença dos elementos infantis na publicidade de medicamentos no Brasil PAULA RENATA CAMARGO DE JESUS
Moda, criança, consumo e sucesso no editorial da Vogue Brasil Kids DÉBORA CRISTINE FLESCH; SARAÍ PATRÍCIA SCHIMIDT
O consumo midiático de meninas ninfetas: uma breve análise sobre a representação erotizada de meninas na sociedade contemporânea JACQUELINE SOBRAL MESQUITA MARTINS
O Consumo na Cultura Lúdica Infantil dos Leitores da Revista Recreio JOÃO VICTOR MELO SALES; THINAYNA MENDONÇA MÁXIMO
Perspectivas e Desafios sobre as Políticas Brasileiras de Regulamentação da Publicidade Infantil BRENDA LYRA GUEDES
Publicidade De Menino E Publicidade De Menina: A Representação De Gênero Na Publicidade Infantil JULIA SANTOS RODRIGUES DIAS
Um Olhar Quantitativo sobre o Estado da Arte das Políticas de Proteção à Infância em Relação à Publicidade Infantil PÂMELA SAUNDERS UCHÔA CRAVEIRO; CHLOÉ LEURQUIN
Título Autor(es) Resumo
A criação de personas da marca como estratégia de relacionamento com os consumidores nas redes sociais digitais ANA CAROLINA RODRIGUES SPADIN; CANDICE DA SILVA QUINCOSES
A performance estética dos noticiários das rádios Jovem Pan, CBN e BandNewsFM CARLOS ROBERTO PRAXEDES DOS SANTOS; SINARA DOS SANTOS HÜTNER
A publicidade questionada: regulação e disputas contemporâneas GLÍCIA MARIA PONTES BEZERRA
Apague os Rastros: a relativização da privacidade a partir dos novos Termos e Políticas do Facebook. MARILIA DUQUE ESTRADA SOARES PEREIRA
As práticas de consumo como forma de ressignificação do sujeito através do Slow Food RAQUEL DUARTE HADLER
Avaliando o impacto da comunicação e da cultua nacional em multinacionais brasileiras: um referencial teórico e metodológico DENISE PRAGANA VIDEIRA
Caracterização das Condições de Habitabilidade na perspectiva dos (as) usuários (as) das Instituições de Longa Permanência para Idosos (as) da Cidade e Região Metropolitana do Recife-PE JOSEANA MARIA SARAIVA
Comunicação bidirecional: A atuação do Media Training nas redes sociais HOMERO LEONI BAZANINI
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E CIDADANIA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO MARY SANDRA LANDIM PINHEIRO
COMUNICAÇÃO, CONSUMO E ÉTICA: apropriações cambiantes da subcultura hacker no Anonymous Brasil. ANDRE DE NARDI SENNA MORAES
Comunicação, Consumo, bens simbólicos, Santa Paulina, Santuário MARIA NEUSA DOS SANTOS
Estudos Culturais e Comunicação: Aproximações Epistemológicas TALLES RANGEL RODRIGUES
Futebol, Visibilidade e Poder: Lógicas da Violência nos Espetáculos Futebolísticos FELIPE TAVARES PAES LOPES; MARIANA PRIOLI CORDEIRO
Informação X Intimidade: O direito à proteção da própria imagem SILVIO HENRIQUE VIEIRA BARBOSA
L´Osservatore Romano permanece no longo corredor do silencio diante da doença e possível morte de João Paulo II GRAÇA BERNARDES
Marketing Ambiental: O Apelo Verde de Produtos Certificados e a percepção dos Consumidores LAÍS KARLA DA SILVA BARRETO
Medo e Mídia na Pós-modernidade: o Discurso do Medo na Sociedade de Consumo em duas eleições presidenciais PATRICIO DUGNANI
O avanço das novas tecnologias de comunicação e o futuro da mídia: possíveis integrações LUCAS VIEIRA DE ARAÚJO
O circuito das práticas de produção da publicidade governamental de utilidade pública em saúde pelo Ministério da Saúde: considerações sobre a dimensão organizacional MARCELO RODRIGO DE AVELAR BASTOS ALVES
O conteúdo é Relevante? Os Discursos das Marcas na Produção de Conteúdos Propagáveis VANDA DE SOUZA MACHADO
O papel da gestão da comunicação no estímulo à cultura de inovação nas multinacionais brasileiras LEILA GASPARINDO
O Papel da Mídia na Disseminação do Medo e da Insegurança na Cidade de São Paulo CAIO FAVERO MARCHI
O paraíso do consumo para o consumo do paraíso RONIVALDO MOREIRA DE SOUZA
Os códigos de ética como instrumentos para o desenvolvimento da cultura de inovação e para a atuação transparente das organizações ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI; LEILA GASPARINDO
Para Pensar a Instituição, a Comunicação e o Consumo a Partir de Metodologias que Abordem Recursos Digitais e Não-Digitais THIAGO CARDOSO FRANCO; ANA CAROLINA ROCHA PESSOA TEMER
Possibilidades de interface e contribuições a partir do conceito de Brand Equity ao campo da comunicação SILVIO AUGUSTO JR; ENEUS TRINDADE
Redes Sociais e a prefeitura de Curitiba: O Caso da Página do Executivo Municipal no Facebook ANDRÉ LUIZ BARRIENTO
RELIGIÃO, SOCIEDADE E CONSUMO: O Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus ANDREY ALBUQUERQUE MENDONÇA; MIRIÃ ROSA DA PAIXÃO
Um Breve Olhar Sobre a Audiodescrição TONIO GOMES TAVARES
Vai procurar uma rola!: ética, comunicação e consumo na recepção do discurso de Ricardo Boechat nas redes sociais digitais FABRIZZIO SAITTA CHIOCCOLA; ANDREA ANTONACCI
Título Autor(es) Resumo
#Somos Todos Macacos: olhares sobre socialidades e engajamentos nas redes sociais. LUCIANA FERREIRA SERENINI PRADO
A Fortaleza Turística da Copa do Mundo: Como o Jornalismo Apresenta a Visão dos Turistas Estrangeiros sobre a Cidade ALISSA CENDI VALE DE CARVALHO; SILVIA HELENA BELMINO
A PESPECTIVA CONTRA-HEGEMÔNICA DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS: Mapeando controvérsias em situação de crise DORA KAUFMAN
A questão do consumo e do cuidado ambiental nas narrativas juvenis: trajetórias e relatos de vida de jovens universitários do Litoral de São Paulo GIOVANNA CAPOMACCIO; SIMONE LUCI PEREIRA
Atualização da concepção sobre aquilo chamado de zine OMAR ALEJANDRO SANCHEZ RICO
Carnavandalirização: uma imagem para rede de arteativismo PAULA GORINI OLIVEIRA
Condição de Moradia: a inaudita altera parte FREDERICO TAVARES DE OLIVEIRA
Conectividade, dependência e novas formas de subjetivação PEDRO LUIZ RIBEIRO DE SANTI
Cosmopolitismo estético e consumo na música sertaneja CRISTIANO NASCIMENTO OLIVEIRA
Entendendo o consumo colaborativo no cotidiano das redes sociais virtuais DÉBORAH S. DE VASCONCELOS
Fluxos e Circuitos de Consumo Cultural de uma Marca: Perspectiva Antropológica x Perspectiva da Midiatização ERIC DE CARVALHO
Humor e ativismo político: práticas de cidadania e consumo pós-periférico na comunicação SUSAN LIESENBERG
Masculino plural e comunicação publicitária: a dinâmica atualização da masculinidade hegemônica DANILO POSTINGUEL
Massas cênicas e consumo: estetização política e visibilidades singulares do habitar a cidade JOSIMEY COSTA DA SILVA; ALEXSANDRO GALENO ARAÚJO DANTAS
Mobilidade, Identidade e Consumo na era da comunicação individual de massas: Narrativas de consumo e protesto ressignificando a legitimidade da comunicação RENATO VERCESI MADER
Narrativa midiativista: ensaio da experiência de construção e consumo coletivos de conteúdo informativo por streaming ao vivo MICHELE NUNES LIMA
Narrativas do Jornal Extra e do blog Casos de Polícia: Performances discursivas sobre os 5 anos da UPP do Complexo do Alemão FABIO LEON MOREIRA
O Funk Ostentação e o Papel das Redes Sociais Digitais: Uma Saída Contra a Hegemonia dos Meios GUILHERME BARBACOVI LIBARDI
O Império Contra-Ataca: Carnaval, Performance & Ativismo SIMONE DO VALE
Pistas contemporâneas: deslocamentos de gênero como estratégia em séries de TV. PAULO ROBERTO FERREIRA DA CUNHA
Projeto Circular: Ciberespaço, capital social e movimentos sociais HAROLDO FELIPE SILVA DA SILVA
Sou Santa, Sou Puta, Sou filha da luta: Narratividades Juvenis em “Moça, você é machista” JOSEFINA DE FÁTIMA TRANQUILIN SILVA
TRANSFORMAÇÕES NA CONCEPÇÃO DO VALOR DE MODA A PARTIR DA ADOÇÃO UM ESTILO DE VIDA SIMPLES RITA DE CÁSSIA NUNES; MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA
Uber: O Consumo Colaborativo e as Lógicas do Mercado ANA CIRNE PAES DE BARROS
Título Autor(es) Resumo
“Consumo de experiência” e “experiência de consumo”: Uma discussão conceitual CLÁUDIA DA SILVA PEREIRA; TATIANA SICILIANO
“O Mais Importante é que a Outra Pessoa Possa te Perceber Forte”: Narrativas de Superação e Conflito em Término de Relacionamento no Facebook DEBORAH RODRÍGUEZ SANTOS; BEATRIZ BRANDAO POLIVANOV
“O sucesso é ser você mesmo”: cultura terapêutica, autoestima e emoções na literatura de autoajuda MAYKA CASTELLANO
“Sinta-se em casa”: Sobre a Construção da Confiança nas Relações de Consumo de Hospedagem RAMON BEZERRA COSTA; VIVIANE MARINHO FERNANDES
A (Des)Construção de Imagens que Retratam o Idoso e a Velhice na Atualidade - o Caso Winkle TIEMY SILVA MOURA
A crítica cinematográfica em tempos de Netflix: a curadoria algorítmica e o ocaso da análise fílmica RAFAEL OFEMANN
A TV em convergência: práticas de Social TV na novela Geração Brasil. VITOR LOPES RESENDE
Afetividade online: Comunicação e Consumo na #PuraVerdade compartilhada na rede GRACY CRISTINA ASTOLPHO DUARTE
Comer juntos: da estratégia transmídia à midiatização dos rituais de consumo alimentar LÍVIA SILVA DE SOUZA
Comunicação de Crise na Publicidade: Marcas, Prosumers e Mediações LUCIMARA RETT
Comunicação e Consumo no contexto das Wearable Technologies VICENTE MARTIN MASTROCOLA
Comunicação, Consumo e Envelhecimento: (In) comunicação com o consumidor mais velho. TANIA ZAHAR MINE
Consumo, afeto e subjetividade nas novas paisagens do capitalismo: as representações do amor romântico em “Educação”. MAYARA LUMA MAIA
Da Frustração ao Entusiasmo: Uma Análise da Relação entre Fãs e Spoilers no Twitter MELINA MEIMARIDIS; MARCELO ALVES DOS SANTOS JUNIOR
Espetacularização do Eu e #selfies: um ensaio sobre visibilidade midiática ISSAAF KARHAWI
Filosofia Líquida: Uma Breve Análise da Escola da Vida e de Alain de Botton na Incansável Busca do Bem-Estar TATIANA DE OLIVEIRA AMENDOLA SANCHES
Games e Consumo: as Representações das Marcas sob a Perspectiva Humorística de South Park – The Stick of Truth RAFAEL JOSE BONA
Horror e Diferentes Níveis de Atenção em contos de creepypasta ALESSANDRA MAIA
Modernidade à brasileira: socialidade nos trens da Supervia LILIAN ALVES MIRANDA RIBEIRO MACHADO
O Luxo não Envelhece: Os Desafios das Marcas de Luxo Para Atrir Consumidores Idosos KATIA MARIA BELISÁRIO; JULIANA SIMÕES SOUTO MAYOR
O passado vivido e o presente compartilhado: sobre o consumo de smartphones por jovens de comunidade popular e as micromemórias afetivas em espaços virtuais ROMULO OLIVEIRA TONDO
Práticas de Consumo em Saúde e Beleza Remasterizadas: a Representação do Healthy Lifestyle no Instagram RENATA ALVES DE ALBUQUERQUE OTHON; MARIA DAS GRAÇAS PINTO COELHO
Publicidade, Entretenimento e Consumo Estésico: Reflexões sobre o Conteúdo de Marca Audiovisual OLGA ANGÉLICA SANTOS SIQUEIRA
Repensando o lugar de sentimentos e afetos na publicidade LEONARDO MOZDZENSKI
Roguelikes: conexão jogador-máquina nos ambientes digitais de videogames IVAN MUSSA TAVARES GOMES
Segunda Tela: O uso da interação nos programas Masterchef Brasil, Superstar e Tomara que Caia MISSILA LOURES CARDOZO
Shopping cidade São Paulo: modos de presença entre passado e presente na Avenida Paulista GRAZIELA FERNANDA RODRIGUES
The Beauty Inside, a Audiência como Herói MARIANA CASTRO DIAS
Trabalhe como Homem e Permaneça Mulher: Beleza, Feminilidade e Consumo no Discurso Jornalístico TATIANE LEAL
Vitrine Virtual - Aspectos e Práticas Corporais no Grindr OSVALDO VASCONCELOS; MANUELA DO CORRAL VIEIRA
Título Autor(es) Resumo
As imagens da festa de casamento no Instagram: representações do consumo e da memória PENELOPE MARIA MELO E LIRA
Biografias de Marca: Narrativas Audiovisuais Unem Consumo e Memória BEATRIZ BRAGA
Boffering (Swordplay): além de um jogo de combate, uma prática comunicativa, cultural, identitária e de consumo SAMI ARGENTINO NAPPO
COLEÇÃO ELLUS MALEFICENT: O Consumo Através da Memória na Moda FILIPE DE OLIVEIRA COSTA
Em memória de Narciso: imagem, narrativa e devoração no Instagram HERTEZ WENDEL DE CAMARGO
Está tudo ali mesmo? Sobre a crença na memória e o consumo de informações em ambiente digital DIOGO ANDRADE BORNHAUSEN
Eu só quero é ser feliz e beijinho no ombro: Memórias e representações do funk carioca LIBNY SILVA FREIRE
Figurinha repetida não completa álbum, mas recria memória: uma aproximação com o Livro Ilustrado “50 Anos de Novelas” da TV Globo JULIO CESAR FERNANDES; SILVIA GÓIS DANTAS
Homo Fictus X Homo Sapiens: o encontro de Paulo Honório & Carlos e de S.Bernardo & São Paulo Sociedade Anônima ANTONIO CARLOS LEAL DE MORAES
Jovens jornalistas e o consumo de informação imediata nas redes sociais MAGALY PARREIRA DO PRADO
Memórias sobre o Islã na revista Veja: antes e depois do 11/09 VALQUIRIA MICHELA JOHN; KARINA PIZZINI
Narrativas do tempo presente no jornalismo de revista: um olhar sobre a cobertura da América Latina em 45 anos da Revista Veja FELIPE DA COSTA; VALQUIRIA MICHELA JOHN
O precário na publicidade: um estudo sobre o processo de ressignificação do passado no comércio informal STHAEL LUIZA ALEIXES FIABANE
Os Cafés paulistanos e a terceira onda do consumo de café LUCAS DE VASCONCELOS TEIXEIRA
Prismas Diferentes: a cidade de São Paulo retratada na obra de José Medina VERA DA CUNHA PASQUALIN
SUBCULTURA, ESTRATÉGIA E PRODUÇÃO DE GOSTO: uma análise do k-pop no Brasil KARINE KARAM; MARIA CAROLINA MEDEIROS
SUMA MEMÓRIA SEM LUGAR A memória transitória numa feira de arte fotográfica GILSON DIAS PEDROZA
Uma Breve História das Salas de Cinema na Cidade de São Paulo HENNY AGUIAR B. ROSA FAVARO; JOSÉ ESTEVÃO FAVARO
Título Autor(es) Resumo
A comunicação e as tecnologias na educação a distância: ferramentas que contribuem nos processos comunicacionais da EAD. EVERALDO MOREIRA DE ANDRADE
A Igreja entra no clima: comunicação, educação e consumo em "Sobre o cuidado da casa comum" - encíclica papal de Francisco. ANTONIO HELIO JUNQUEIRA
A mercantilização das memórias e das narrativas históricas no âmbito das reflexões do campo da comunicação/educação e consumo FELIPE CARVALHO CORREA DE MELLO
Cidadania, Consumo e Meio Ambiente - Interdiscursos SANDRA PEREIRA FALCÃO
Comunicação, Educação e Consumo: Apropriação, (res)significação e valores dos receptores da telenovela ROSILENE MORAES ALVES MARCELINO
Comunicação, Educação e Consumo: pedagogia dos meios e do afeto com crianças e adolescentes da Vila Brasilândia, São Paulo REGINA DE LIMA PIRES
Consumo e Cidadania: em perspectiva a recepção do rap da periferia paulistana MARIA AMELIA PAIVA ABRAO; FERNANDA ELOUISE BUDAG; ROSILENE MORAES ALVES MARCELINO
Do livro para os meios de comunicação de massa: novas construções dos suportes educativos ANDRÉA ANTONACCI
Nem o gostoso Francês de Nelson Pereira dos Santos, nem o esperto Caramuru de Guel Arraes conseguiram driblar a força do discurso que fundou o Brasil. MARIA IGNÊS CARLOS MAGNO
O Campo da Comunicação/educação e as Questões de Gênero e Sexualidade: Reflexões sobre algumas Jovens e um Coletivo Feminista CAMILLA RODRIGUES NETTO DA COSTA ROCHA
Perspectivas de atuação em rede para jovens jornalistas: desenvolvimento de capital digital diante das imposições mercadológicas CLAUDIA MARIA MORAES BREDARIOLI
Reflexões sobre uma Pesquisa de Recepção/Consumo da Telenovela com narrativa transmidia NEIDE MARIA DE ARRUDA
Rock dos anos 80 e 90: dos filhos da revolução aos filhos revolucionários ROGÉRIO PELIZZARI DE ANDRADE
Título Autor(es) Resumo
#VocêNaCapa: Moda e Representação Feminina na Edição Comemorativa da Revista Elle Brasil FERNANDA MARTINELLI; MARCELA ROCHA MENDONÇA RIBEIRO
A Deficiência na Mídia: olhares sobre o “outro” TATIANE HILGEMBERG FIGUEIREDO
A Diferença, o Corpo e o Silêncio: a Identidade do Indivíduo com Deficiência em Filmes Publicitários KELINY CLÁUDIA DA SILVA; ROGÉRIO LUIZ COVALESKI
A Midiatização e Alimentos Funcionais: Os Saberes Midiáticos e Sabores Culinários na Maturidade Feminina SELMA PELEIAS FELERICO GARRINI
ABANDONO SOCIAL E MIDIÁTICO: as representações da criança de rua nas páginas da revista Veja São Paulo GUY PINTO DE ALMEIDA JUNIOR; DORIS MARTÍNEZ VIZCARRONDO
Abrindo o Armário: Félix Khoury da Telenovela Amor À Vida nas Leituras da Comunidade LGBT na cidade de São Paulo. LIVIA CRETAZ
Consumo e construção de identidade na comunidade do blog de Vivir Al Máximo HERMAN DANIEL AFANADOR JIMENEZ
Contratos de Comunicação nas Revistas Femininas: Permanência X Abandonado do Mercado de Trabalho CAROLINA CERQUEIRA LÔBO
Doenças excluídas: reflexões sobre as políticas públicas na criação de novos mercados de medicamentos ANA CATARINA DOS SANTOS HOLTZ
Favela: a estética que fala, a estética da qual se fala. MARIA APARECIDA DA S ABRANCHES
Leituras da Alteridade no Jornalismo Internacional: Testemunho, Singularização e o Consumo do Outro na Cobertura da Primavera Árabe JOSÉ AUGUSTO MENDES LOBATO
Moralidade estética e distinção: abordagem etnometodológica sobre o vestuário feminino no discurso da pastora Ana Paula Valadão RITA DE CÁSSIA GONÇALO ALVES
O biquíni de Betty Faria: a pedagogia social da cultura midiática e suas relações com as práticas de consumo RENATA HERMANN
O SUJEITO NA ERA DA CRIATIVIDADE: colaborativo, cultural e espiritual ADRIANA LIMA DE OLIVEIRA
Para uma biopolítica do consumo: convocações para o corpo magro e gordo na esfera da Comunicação ALIANA BARBOSA AIRES
Poderosas do Brasil: representações da diferença na narrativa publicitária da C&A LUIZA RIBEIRO MERTEN
Título Autor(es) Resumo
A narrativa transmídia sai da sombra: possibilidades reais a partir de uma obra ficcional RAQUEL VIEIRA FÁVARO PETRONILHO
A obra de arte nas narrativas das artesãs do Blog Elo 7 JULLIANA BISCAIA
A retórica da crise: estratégias publicitárias em tempos de retração BRUNO POMPEU MARQUES FILHO; MARCIA AKINAGA
A Trilogia da Marca e a Comunicação do Pão de Açúcar CELSO FIGUEIREDO NETO; MARIA DE LOURDES BACHA
Aristarco, Garoto Propaganda: Uma leitura sobre publicidade e consumo da educação em O Ateneu de Raul Pompéia ACLYSE DE MATTOS
As cenas de consumo de Downton Abbey e a estética dos anos 20 na publicidade DORAMA DE MIRANDA CARVALHO
CHANEL Nº 5: O luxo, a sedução e as estratégias de resistência cultural GOIAMÉRICO FELÍCIO CARNEIRO DOS SANTOS; LIESSA COMPARIN DALLA NORA
CINEMA, ENTRETENIMENTO E O NASCIMENTO DO FILME PUBLICITÁRIO MARCELO RIBARIC
Consumo e suas representações na obra de Baudelaire: a expressão do espírito de um tempo MARISA BARUCH PORTELA ABUJAMRA
Fascínio da Mercadoria: Interfaces com a Arte ANDRÉ TEZZA
Lovecraft e Poe: Ressonâncias nos contos dos mestres do Horror e suas criações de sensações e ambiências YURI GARCIA
Memória ficional do consumo e incorporação cultural da publicidade. VICTOR AQUINO GOMES CORREA
Narrativas Criminais e Transmidiação: o caso Dupla Identidade TOMAZ PENNER
Narrativas Publicitárias e Transmidiação: Consumo de Conteúdos Midiáticos ROGERIO LUIZ COVALESKI
Narrativas Visuais: imagens, dispositivos e o visual merchandising como narrativa comunicacional no ambiente de loja HELOISA KAZUKO OMINE
O Discurso do Consumo “a Seus Pés”: um estudo da narrativa publicitária de Havaianas a partir da releitura da obra Abaporu JANE DE FREITAS MISSENO MUNDEL
Poéticas da cidade: representações das manifestações populares de São Luiz do Paraitinga GISELE JORDÃO COSTA
Provocação e Pobreza: poéticas de guerrilha nas Cidades de Flávio de Carvalho, dos Provos Holandeses e da Emboscada Publicitária RODRIGO COSTA MACEIRA
Quando a traição é só um detalhe. DANILO COSTA SCATIGNO
Reflexões acerca do consumo enquanto assunto na arte moderna e contemporânea MARCIO CASAROTTI
Retratos da Consagração no Campo Publicitário: Uma Análise da Posição do Case Real Beauty Sketches no Espaço das Obras TATIANA GUENAGA ANEAS; AMANDA AOUAD; NATACHA CANESSO
Sites de e-commerce: o design visual e a interconexão com a arte MARINA JUGUE CHINEM
Título Autor(es) Resumo
A Expansão Midiática do Corpo Queer: Pedagogias Sociais JULIANA RIBEIRO PINTO BRAVO
A Negação da Negativa em um Palimpsesto de Propaganda: Conflitos entre Liberdades em Expressões Sobre a Campanha de Carnaval da Skol em 2015 IVAN PAGANOTTI
Comunicação em rede e webdiáspora: uma aproximação às redes sociais online de migrantes senegaleses no Rio Grande do Sul LILIANE DUTRA BRIGNOL; NATHÁLIA DREY COSTA
Cosmopolitismo para Quem? Consumidores e/ou cidadãos nos fluxos comunicacionais da cidade de Londres. VIVIANE RIEGEL
Cozinhar e Comer em Orange is the New Black: Relações de Consumo, Poder, Pertencimento e Cidadania JOANA ANGELICA PELLERANO
Diversidade no trabalho: valores organizacionais e adesão às normas em organizações participantes do Fórum Empresas e Direitos LGBT RICARDO GONCALVES DE SALES
Imagem da migração haitiana no Brasil MATHEUS ALVES PASSARO
Juventudes nas ondas do rádio: A participação dos jovens nas produções da radiofônica Cuca (Barra do Ceará) CATARINA TEREZA FARIAS DE OLIVEIRA
Práticas da Cultura Digital e Inclusão: Um Relato de Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social ROSANA VIEIRA DE SOUZA
SOCIABILIDADE E INTERATIVIDADE MIDIÁTICA PARA O ACESSO DO DEFICIENTE VISUAL VALDECI RIBEIRO DA GAMA
Transgeneridade, consumo e cidadania: engajamentos de Laerte Coutinho no ciberespaço HADRIEL GEOVANI DA SILVA THEODORO

ISBN 978-85-99790-21-2